segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Extinção da Especie Bacharelada

O ano é 2.268 D.C, uma conversa entre avó e netinha tem início a partir da seguinte interpelação:

- Vovó, por que o mundo está acabando?A calma da pergunta revela a inocência da criança inocente

E no mesmo tom vem a resposta:

- Porque não existem mais advogados, minha netinha

- Advogados? Mas o que é isso? O que fazia um advogado?

A velhinha responde, então, que advogados eram homens e mulheres elegantes que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, lutavam pela justiça defendendo as pessoas e a sociedade.

- Eles defendiam as pessoas? Mas eles eram super-heróis? – perguntou a menina.

- Sim – respondeu a vovozinha

- Mas eles não eram vistos assim. Seus próprios clientes muitas vezes não pagavam os seus honorários e ainda faziam piadas, dizendo que as cobras não picavam advogados por ética profissional!

- E como foi que eles desapareceram, vovó?

- Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial. Todo super-herói tem que enfrentar um supervilão, não é? No caso, para derrotar os advogados, esse supervilão se valeu da “União” de três poderes. Por isso chamamos esse supervilão de “União”!

A vovozinha continua sua longa narrativa.

Segundo a senhorinha, por meio do primeiro poder, a União permitiu a criação de infinitos cursos de Direito no país inteiro, formando dezenas de milhares de profissionais a cada semestre, o que acabou com a qualidade do ensino e entupiu o mercado de bacharéis.

Com o segundo poder, a União criou leis que permitiam que as pessoas movessem processos judiciais sem a presença de um advogado, favorecendo a defesa de poderosos grupos econômicos e do Estado contra o cidadão leigo e ignorante. Por estarem acostumadas a ouvir piadas sobre como os advogados extorquiam seus clientes, as pessoas aplaudiram a iniciativa.

O terceiro poder foi mais cruel. Seus integrantes fixavam honorários irrisórios para os advogados, mesmo quando a lei estabelecia limite mínimo. Isso sem falar na compensação de honorários.Mas o terceiro poder não durou muito tempo. Logo depois da criação do processo eletrônico, os computadores se tornaram tão poderosos que aprenderam a julgar os processos sozinhos. Foi o que se denominou de Justiça "self-service".

Das decisões não cabiam recursos, já que um computador sempre confirmava a decisão do outro, pois todos obedeciam à mesma lógica.

O primeiro poder, então, absorveu o segundo, com a criação das "medidas definitivas" - novo nome dado às "medidas provisórias".

Só quem poderia fazer alguma coisa eram os advogados, mas já era tarde demais. Estes estavam muito ocupados tentando sobreviver dirigindo táxis e vendendo cosméticos.

Sem advogados, a única forma de restaurar a democracia foi por meio das armas...

- E é por isso que o mundo está acabando, minha netinha!

Mas agora chega de assuntos tristes! Eu já contei por que as cobras não picam os advogados ?