Servidores e SSPMS já haviam denunciado sobre a fragilidade no sistema de segurança
Os Jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, divulgaram no dia de hoje (03/05/2012), noticia sobre ocorrência de tentativa de roubo no caixa eletrônico do Banco Caixa Econômica Federal, instalado dentro da área administrativa do Centro Operacional do SAAE.
Apesar dos ladrões não terem conseguido êxito na ação, segundo os servidores que estavam trabalhando no local levaram celulares, os marginais levaram alguns pertences pessoais dos funcionários.
Evidentemente, que o estrago psicológico ocasionado aos Servidores e demais trabalhadores é irreparável e medidas precisam ser tomadas em caráter de urgência pela Direção do SAAE.
O SSPMS já havia registrado no Boletim Informativo “Valorização & Respeito”, Edição nº 14 de abril/maio de 2012, a fragilidade do sistema de segurança, interna e externa existente mo local.
O SAAE, desde 2011, vem realizando a transferências das Unidades externas (Drenagem, Sevilha, Barão e parte da Sta. Rosália, faltando a V. Haro) para o Centro Operacional (antiga fábrica da Kassuga), objetivando o aprimoramento da gestão e do controle administrativo, operacional e estrutural, bem como, a otimização do tempo e da execução dos serviços e atendimentos prestados junto à comunidade, segundo a Autarquia.
No entanto, talvez pela “pressa”, ainda existem algumas deficiências estruturais que precisam ser equacionadas o mais breve possível pela Autarquia, até mesmo para que sejam garantidas as condições dignas e satisfatórias aos Servidores, que foram amplamente discutidas “in loco” com o SSPMS, funcionários, CIPA e Equipe de Segurança do Trabalho do SAAE, em reunião realizada no dia 02/02/2012, das quais destacamos:
- ampliação do número de vagas no estacionamento para os servidores;
- melhoria do sistema de segurança, com a ampliação do número de vigias/seguranças , colocação de guaritas distribuídas estrategicamente, melhoria do sistema de iluminação externo, colocação de câmaras externas, colocação de muro alto, entre outras medidas.
- implantação de área de sistema de lazer e área coberta para o descanso durante os horários de refeição (almoço e janta);
- desmembramento das Portarias, deixando uma especificamente para entrada e saída de veículos pesados (máquinas e caminhões) e outra Portaria apenas para entrada e saída de veículos leves e passagem de pessoas;
- ampliação do número de mesas e bancos para o refeitório.
- colocação do ponto de ônibus de embarque e desembarque mais próximo da Portaria de entrada, bem como a ampliação do número de horários e de veículos, que atendam preferencialmente os turnos de horários de entrada e saída dos Servidores.
O SSPMS não está querendo achar culpados, mas espera que não seja necessário ocorrer fatalidade para que medidas sejam tomadas pelos responsáveis, sejam elas qual for, pois a VIDA é um BEM que não pode ser colocada em risco por comodidade momentânea, já que esses indivíduos não têm escrúpulos.
Sorocaba, 03 de maio de 2012-
Sergio Ponciano de Oliveira
Presidente do SSPMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário